quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AS ÁRVORES DA NOSSA CIDADE


Inspirados pela vida e obra do artista e escritor Rubens Matuck, que teve sua história contada pela autora Ruth Rocha no livro “Rubens, o semeador”, os alunos do 2º ano apresentam uma exposição de telas, pintadas em tinta acrílica, de diversas árvores vistas na nossa cidade.
  


Rubens Matuck fotografou dezenas de árvores das cidades por onde passou, principalmente as árvores da cidade que vive até hoje, São Paulo. Depois as fotografias serviram de inspiração para a pintura de suas telas.

Os alunos do 2º Ano escolheram uma árvore de Porto Alegre e a fotografaram, depois a transformaram em arte. O resultado deste trabalho, de admiração e valorização das nossas árvores, faz parte do nosso projeto ambiental “Azul e lindo, Planeta Terra, nossa casa” e pode ser apreciado nos corredor da escola.


"É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história."

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CUCAS LEGAIS - Uma maneira divertida de acompanhar a germinação das sementes

Utilizando meia calça de nylon, serragem e alpiste, confeccionamos os nossos CUCAS LEGAIS, para acompanhar de uma outra maneira a germinação das sementes. Como parte do conteúdo do 2º Ano e do projeto ambiental desenvolvido por nós, acompanhar a germinação das sementes e o crescimento de uma nova plantinha nós faz compreender de uma maneira prática as necessidades deste ser vivo, que exige responsabilidade e cuidados especiais: água diariamente e sol.
Um mais lindo do que o outro, não é? Na medida em que os "cabelinhos" vão crescendo, pode-se enfeitar, cortar, fazer penteados... 


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CASINHA DE CAIXINHAS DE LEITE

Os alunos do 2º Ano do Colégio Santa Inês, envolvidos em um projeto de Educação Ambiental desde o início deste ano, transformaram o lixo em arte, e construíram uma casa de brinquedos com centenas de caixinhas de leite.
A ideia era aproveitar todas aquelas embalagens de presentes, revistas, gibis velhos que vão se acumulando em casa para forrar caixinhas de leite, que foram consumidas nas residências dos alunos. Depois de bem lavadas, as caixinhas foram forradas e serviram de tijolinhos para a construção desta colorida casinha, que mede 1,70 de altura e 2,25 de largura, e possui aproximadamente 800 caixinhas coladas uma na outra.
Além de reduzir a quantidade de lixo produzido e reaproveitá-lo, dando a ele uma nova e criativa finalidade, a casinha será doada  a uma instituição carente no final deste ano letivo. Assim, ajudamos o planeta e fazemos outras tantas crianças mais felizes. De tijolinhos em tijolinhos vamos realizamos grandes construções...
Jornal Zero Hora, Caderno Nosso Mundo Sustentável, 07/11/2010
*Nota: O correto é 2º Ano do Ensino Fundamental.
  

"COLORINA, A ÁRVORE DA VIDA - Entrelaçando magia, literatura e consciência ambiental".


Exploramos um livro chamado "Colorina, a árvore da vida", da autora Nye Ribeiro. O livro traz como personagem principal uma grande árvore, repleta de encantos, que transforma as crianças em protetores da natureza.

Pois bem, o trabalho desenvolvido foi inspirado neste livro, pois reconstruímos a árvore do livro, com  4 metros de altura e 7 de largura, utilizando sucata:as folhas são de rótulos de produtos, o caule foi feito de pontas de lápis que os alunos guardaram durante meses, as flores e bichinhos de jardim (borboletas, caracóis...)  foram feitos de garrafas pet, pratos descartáveis usados em festinhas da escola...

Profes do 2º Ano colocando a mão na massa!
Início da colagem..
O resultado:
As construtoras...

Jornal Zero Hora, Caderno Nosso Mundo Sustentável, 12/09/2010
Ah, e depois os alunos ganharam medalhas de "Guardiões da natureza", como acontece na história com todoas as crianças que se aproximavam da árvore.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A ALEGRIA DO ARTISTA IVAN CRUZ


Confesso que conheci esse maravilhoso artista este ano, mas é impossível não ficar encantada com a alegria e colorido de suas obras. Ivan Cruz retratou mais de 100 brincadeiras de criança em suas telas e esculturas. Minha turma adorou conhecê-lo!
 Pintura com giz molhado
Releituras  - em folha A3, pintado com tinta acrílica
 E para finalizar, confeccionamos uma caixa interativa com pinturas do artista.

Olha que bacana o vídeo deste trabalho!

Conheça mais do artista:
“A criança que não brinca não é feliz. 
O adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
Ivan Cruz



sábado, 5 de novembro de 2011

VERNISSAGE ROMERO BRITTO

Em 2010 a minha turma estudou o pintor ROMERO BRITTO. Após pesquisar sobre a sua vida e analisar as características de suas obras, os alunos produziram muitas releituras e as expuseram em uma linda VERNISSAGE.


 Pintura com giz molhado em base de cd
Móbiles feitos de disco vinil, pintados com tinta acrílica


Estatuetas feitas de papelão, pintadas com tinta acrílica, 
envernizadas com cola branca

Telas pintadas com tinta acrílica: desenhos escolhidos pelos alunos,
pintados ao estilo Romero Britto



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA


Você conhece o livro A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA, do autor e ilustrador ANDRÉ NEVES? É um livro encantador, como todos os trabalhos deste genial escritor e artista. Foi a obra trabalhada pela minha turminha no ano passado. ADORAMOS!!!

SINOPSE: (livrariacultura.com.br)

Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. Professora aposentada, mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas de que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade. O livro, como as paredes da casa de Dona Sofia, também é todo 'ilustrado' com muitos poemas de diversos autores, despertando no leitor o desejo de conhecer mais esse universo tão rico de imagens e sonoridades. Um trabalho artístico delicado, que convida a ler e reler, inúmeras vezes, sempre descobrindo novos detalhes.

Casas da Dona Sofia, com paredes repletas de poemas, escolhidos pelos alunos: 

 Feitas de caixas de papelão e massinha de modelar


 Os alunos trouxeram os móveis de brinquedo
 


 Algumas casas desenhadas, com imagens do livro:


Aproveito para compartilhar uma apresentação linda que os alunos da Escola Mãe Admirável prepararam para o André Neves, quando ele visitou a escola. Os alunos da Profª Lilia Donadio (minha grande amiga, com orgulho) compuseram uma música dando ritmo a  narrativa deste livro. Assistam o vídeo!